domingo, 13 de janeiro de 2013

232 - Conhecimento x Prática

  Yo, Buraziru-jins~ =]

  LEAGUE OF LEGENDS

  Como peguei 1750 PLATINAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

  Desculpe, xo recomeçar.

  Como peguei 1750 ELO, vou escrever algo de LoL que faz tempo que estou querendo escrever.

  -----------------------

  Conhecimento x Prática

  1. Introdução

  Vamos começar com esse vídeo:


  !ÓWNNNNNN!NNNNNNNNN! *--* MELSARCO!RISPRATDSOSLADOS~!!

  Nesse vídeo, fica bem claro que (cachorros > gatos) as vezes o que nos falta fazer é simplesmente tentar. Afinal, não acredito que um filho de cachorro tenha inteligência o suficiente para analisar como posicionam-se as articulações do pai-mãe enquanto desce da escada. O que o maior fez foi simplesmente mostrar que era possível descer a escada e, ao tentar, o filhote do cachorro conseguiu e todos viveram felizes para sempre.

  MAAAAAAAAS, E SE..
    .. o filhote tivesse caído?
  Cães novos podem não ter força o suficiente nas patas dianteiras as quais seguram a maior parte do peso do corpo ao descer a escada, o que faria o filhotinho perder as forças e rolar escada abaixo.
  Ou seja, que bom que ele tinha força para fazer isso, mas as vezes algo mais singular do cãozinho (a força) pode impedi-lo de realizar algo que é dependente muito mais da coordenação.

  -------------

  2. Conceitos

  Para realizarmos qualquer coisa, precisamos de três fundamentais. São eles:

  - Conhecimento: Saber que você pode descer a escada torna-a muito mais fácil de descê-la. A curiosidade pode tomar o lugar do conhecimento e permitir a obtenção empírica de novos conhecimentos.

  - Requisitos: Ter a força, ou, ter 'pernas' para descer a escada ajuda muito a fazê-lo. Ele também poderia descer rolando, mas a eficiência da ação...

  - Habilidade: Destreza. Conseguir realizar o ato tendo o conhecimento e requisitos, em qualquer proporção.

  ------------

  3. Um pouco de lógica

  O que acontece no LoL?

  Como vimos acima, para realizar qualquer coisa alguém precisa de somente: Ter o conhecimento sobre o assunto, ter os requisitos para realizar o desejado e a habilidade.
  Vamos levar para o LoL:

  Para jogar LoL (e simplesmente JOGAR), você precisa de:

  - Conhecimento: Saber onde baixar o jogo

  - Requisitos: Internet, Mouse, Placadvídeo2megamemória2gigarj931jrjr, etc

  - Habilidade: Saber clicar o mouse.

  SIM. Um cachorro instruído a clicar o mouse pode jogar League of Legends. Por isso existe de tudo no LoL: Desde macacos até asiáticos alienígenas. Mas óbvio, este não é o nível que estamos falando. Se você leu até aqui, provavelmente é um jogador "decente" de LoL e quer saber onde este monte de texto vai te levar. Se for assim, PARABÉNS, vamos para a parte que nos interessa:

  ---------

  4. A única parte que vai interessar pra 90% dos leitores~

  Para jogar-se LoL BEM, e repito, BEM MESMO, você precisa de:


  1. Conhecimento
    1. Champions
      1. Picks [cada champion individualmente]
      2. Counter-Picks
      3. Composição de Time
      4. Itemização
      5. Runas/Materies
    2. Ambiente
      1. Objetivos (Baron, Dragon, Red/Blue, Torres)
      2. Posicionamento Aliado e Inimigo
      3. Situação dos Champions Aliados e Inimigos [cooldown/potencial]
  2.   Requisitos
    1. *DEDICAÇÃO E PACIÊNCIA*
  3.   Habilidades
    1. Habildades com o mouse [cliques precisos]
    2. Velocidade de execução de ações [combos de skills]
    3. Velocidade de resposta ao ambiente [diferença principal entre 1200-2000 elo]
    4. Leitura de oponente [o que o inimigo irá fazer agora]
    5. Agir sobre pressão [desespero seguido de faceroll]
    6. Lembrar sobre pressão [quem anotou o tempo do dragão?]
--------

  5. Muita explicação~ ...MUITA.

    5.1 - Conhecimentos:

  Ok. Primeiro, alguns irão reclamar que a lista está pequena, e que LoL envolve muito mais que isso. Para eles, trago esta mensagem:

  Contando 108 champions do League of Legends, em um jogo Normal:
    - Existem 111.469.176 formas possíveis diferentes de criar-se um time de 5 pessoas.
    - E um total de 12.425.377.198.118.976 (isto está na casa dos QUADRILHÕES) formas possíveis de ter um 5x5.
    - Considerando que o número de jogos são 864.000 por dia em média, nós demoraríamos ao menos 39,4 milhões de anos para conseguir jogar todas as combinações.

  Isto TUDO está somente no número "1.3 - Composição de Time" da lista acima. Não me venha reclamar que a lista está pequena, ela só está pequena para quem tem pouca visão. Ou bom, você não pode estar querendo que eu liste os quadrilhões de possibilidades né?

  Na verdade, a lista para mim nem é importante (NESTE POST). O que é importante é que vocês leiam os que estão em vermelho. Estes em vermelho, como o "1.3 - Composição de Time" são conceitos de possibilidades infinitas. Independente de o quanto você tente estudar, você nunca vai conseguir estudar TODAS as possibilidades do jogo.
  O que faz alguém bom nisso é justamente o quão bem ele esta preparado a essas possibilidades infinitas. Ele pode não conhecer quadrilhões de Composições, mas sabe o que UMA composição forte deve ter: Um Ap, um AD, um Jungle, um suporte. E assim, ele está preparado para se adaptar a qualquer composição que ele tiver de preencher ou guiar o seu time para criar uma composição forte.

  O problema é que isso não se mostra em uma ação. O CONCEITO NÃO SE MOSTRA EM UMA AÇÃO, SOMENTE VÊ-SE O RESULTADO, A PRÁTICA. E as pessoas não entendem porquê estão fazendo algo, mas fazem-no por saberem que é o certo.

  Um exemplo pessoal (leia se tiver tempo), Fizz x Ryze. Ryze é o counter do Fizz (confira aqui). Então alguém pega o Ryze, e vai na lane contra mim que estou de Fizz. E fica me dando Spam de Sobrecarregar(Q) pra dar Harass que é o que normalmente faz-se ao se jogar de Ryze contra qualquer outro Ap Mid.
  O que a pessoa não sabe é que o Ryze só tem UMA vantagem contra o Fizz: a Prisão de Runa(W). Usar a Prisão para impedir que o Fizz pule pelo seu Sobrecarregar é o que dá a vantagem para o Ryze. E ISTO faz a diferença, este ÍNFIMO detalhe de em qual ordem usar skill. Mas isto é a diferença entre GANHAR UM JOGO E PERDER UM JOGO.

  Todos estes em vermelho tem uma dependência de 99,9% do conceito. Sim, o Dragão irá sempre nascer 6 minutos após ter morrido. Aquelas runas de FlatAD sempre serão boas na Cait. Se você tiver as mesmas runas e masteries que um "pro" você não vai ter que se preocupar muito com eles. As runas e masteries são essas e acabou (até uns 1600 de elo pelo menos).
  Porém, pegar 5 Champions de dano em área não significa ter vantagem estratégica. Você só terá essa vantagem se efetivamente conseguir forçar uma luta 5 contra 5. Normalmente forçar o Early-Game a acabar cedo puxando torres e juntando mid. Eu já cansei de ver pessoas pegarem Shen em ranked e o seu time não forçar dragão no mid-game. Você tem Shen, o champion mais OP em presença no mapa do jogo, e que por isso faz com que Solo Queue seja um terror contra ele, mas não dá a oportunidade pro champion ser útil. Você tem que saber o porquê daquilo ser útil, ou ele tornar-se-a inútil, não importa o quão igual aos "pros" esteja.

  Pessoas veem muito a prática. E procuram pouco pelo conceito. Mas o pior ainda não é esse..

  ------------------

  5.2 - Habilidade:

  TERROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOR
  Isto tem um problema de proporções dimensionais.

  Diferente de um esporte em que você tem um treinador pra apontar os erros, e você tem que aceitar eles, no League of Legends você, além de não correr o risco de ser linchado pelos seus parceiros de time, ainda não tem ninguém para ser um "juiz imparcial de erros". Ou seja, quem "decide" qual é o erro no jogo é você mesmo.

  Infelizmente, por motivos de natureza maior que o ser humano, nós, e eu incluo-me nisso, culpamos os macacos que estão no nosso time. E isso impede-nos de fazer uma das coisas mais sagradas, que eu trouxe no começo desse post, possíveis de serem feitos por um ser vivo: EVOLUIR.
  Enquanto mais culpa-se outra pessoa, menos vê-se o próprio erro. E enquanto menos vê-lo, mais difícil é de concerta-lo.

  A FORMA MAIS FÁCIL DE ADQUIRIR-SE HABILIDADE É CONSERTANDO SEUS PRÓPRIOS ERROS PASSADOS.

  Afinal, habilidade não adquire-se vendo, lendo, assistindo. Professores que passaram a vida na universidade aprendendo oralidade e retórica são pisoteados em sala de aula, pelo fato de, mesmo que tenham conhecimento, não terem habilidade para lidar com os alunos. EXPERIÊNCIA é a única forma de adquirir-se habilidade. E, na prática, a habilidade faz muito mais diferença que o conhecimento. Tome por exemplo um jogador e um juiz de futebol: o juiz (deve) saber mais que um jogador de futebol, mas nem por isso joga melhor que ele.

  O problema é que por League of Legends ser um jogo de computador, e não físico (você não tem que correr-driblar para jogar), as pessoas veem muito o jogo como dependente de conhecimento: quantas streams você já viu ou quantos guias já leu. E óbvio, para os profissionais, o melhor é que continuem vendo as streams deles, por isso ninguém irá se preocupar em dizer "olha, acorda, largue mão de ver minha Stream e vai treinar seus Last Hits", já que eles ganham dilmas pelas visualizações (e ads na stream). Um exemplo ótimo disso é o marcado em rosa na lista acima, "3.3 - Velocidade de Resposta ao ambiente" Isso definitivamente só ganha-se jogando. Independente de quanto conhecimento você tenha, "pros" podem ignorar o conhecimento deles (como pegando 5 suportes sabendo que é uma desvantagem) e ganhar somente pelo nível de habilidade. (Vide Rioters X Pros, 5 pros suporte jogando contra caras comuns da Riot, que foram massacrados)

  Vou usar um exemplo bem fácil: Jogar de AD Carry. Você tem que dar Last Hit. Jogue-me um tijolo se você não erra Last Hits por calcular errado o dano dos seus minions. Não é por estar levando harass, nem por seu suporte ser ruim, é por você deixar seus minions matarem os minions inimigos. Isto é falta de habilidade. E isto faz SIM toda a diferença entre ganhar e perder um jogo. Quantas vezes você já não viu um inimigo fugir com um fio de HP? E se você tivesse acertado UM Last Hit a mais, e comprado UMA Dorans que te daria mais HP e mais Dano, e acertado UM Hit a mais no inimigo? Talvez aquele kill nos 10 minutos determinasse qual lado daria o Snowball nos outros 50 minutos de jogo. (Ou qual time daria rage nos 20~)

  Enquanto mais subir de Elo, mais detalhes farão a diferença, mais os menores números tornar-se-ão os números que determinarão o ganhador do jogo. Jogadores que param nos números grandes, como Kills e Assists, e deixam de lado os números pequenos como 1 Minion ou 1 Ad perderão para aqueles que correm atrás deste 1 Minion ou 1 Ad.

  A época que eu mais melhorei no LoL foi um período em que eu abandonei o Chat. Eu simplesmente dava /muteall e jogava sozinho. Dava os Last Hits sozinho, verificava a posição dos inimigos sozinho, lia se meus aliados queriam fazer Baron-Dragon sem ver pings-mensagens deles, NÃO DISCUTIA COM ALIADO OU INIMIGO, aprendi a dar mais valor ao meu posicionamento e às minhas próprias decisões, além de estudar os resultados delas. Se perdia uma fight, pensava se havia alguma forma de ter ganhado ela SEM DEPENDER DOS MEUS ALIADOS. E assim eu cresci. Buscando mais conhecimento e fortalecendo minhas habilidades~

  ---------

  6. Conclusão~

  Deseja subir de Elo? Ou simplesmente carregar jogos com seus amigos? Esquece o orgulho por 1 semana, joga na mais pura modéstia e verifica bem seu próprio jogo: Como você poderia ter ganho aquela briga sozinho? A resposta está em um dos itens da lista acima e, em 90% dos casos, na aba "Habilidades". Só falta você querer acha-la, deixar de por a culpa nos outros e jogar para treinar, e não jogar para jogar.

  Mas você joga para se divertir, e não para se estressar treinando? ...Quem disse que treinar é estressante? Só não divertem-se com desafios aqueles cabeças-duras que recusam-se a deixar o seu presente orgulhoso e incompleto para buscar um futuro melhor e ainda incompleto, porém menos incompleto que o presente.

  Também, pode ser o caso do vídeo do começo do post: Você pode simplesmente não estar tentando seu melhor, com medo de descobrir que seu melhor não é o suficiente. Imagino se o cão tivesse caído quando tivesse tentando descer a escada. O mundo iria acabar? Não. Cabe a você levantar e tentar de novo, corrigindo as falhas da última tentativa. Como eu tenho certeza que o pequeno faria~ =]

  GG =]~ Meus dedos doem.

  =======================

  Música do dia:



  Accept It.

2 comentários :

  1. AHUEHAUEHUAE li tudo e agora já sou pro, vamos x1!!! -sqn
    A pessoa só aprende se observar e tentar... não adianta falar: ow só foda, vou matar todo mundo!
    Digimooon ♥
    Dedos doem? hauehaueeuah então nunca tente ser ficwriter... :~
    Se cuida Satoru~ s2~ :***
    *faltou resposta do meu comentário i-i*

    ResponderExcluir
  2. Orra vlw por me esquecer, muito útil seu post, só um detalhe no começo do texto você cita: " Ele pode não conhecer quadrilhões de Composições, mas sabe o que UMA composição forte deve ter: Um Ap, um AD, um Jungle, um suporte." conte comigo: um ap, um ad, um jungle, um suport = 1+1+1+1=4, não sei não, mas acho q está faltando alguém aew, rs, minha sugestão seria um tanker ou um off tanker, aew sim ficaria completo e básico tbm :D, abraço.
    * Se vc me mandar a água japonesa não conseguiria formar um gelo 100% japonês pois o frio seria brasileiro, tipo os flocos brasileiros vão tentar roubar os japoneses mas os flocos japoneses iriam desenvolver uma arma contra os flocos brasileiros para evitar o assalto, e o cubo simplesmente não existiria, então temos que pensar em outra solução t+. :D

    ResponderExcluir