quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

365 - League of Legends: I, AM, SUPPORT!

Coisas que deveríamos saber sobre essas budegas:

Este guia é Dividido em:
1 - Informações básicas
2 - Mathcrafting
3 - Pondo pra funcionar / Exemplos


1 - Informações Básicas:

  Moeda - Talismã:



- 2 Gold / sec
- 2 Gold / Minion
- Renegeração de HP e Mana
- 2 Gold / sec
- 4 Gold / Minion
- Move Speed

Gume - Asserção

- 2 Gold / sec
- 4 / Dano em inimigo = 10 Seg Cooldown
- Regeneração de mana
- 4 Gold / sec
- 8 / Dano em inimigo = 10 Seg Cooldown
- Slow

Escudo - Face

- Minion x 2 + 5 = 60 Seg Cooldown / 2 cargas
- Cura aliado.
- Regeneração de HP

- Minion x 2 + 10 = 30 Seg Cooldown / 4 cargas
- Proteção ao aliado
  [sec = 10 seg]


2 - Mathcrafting

  Ok. Vamos calcular o máximo de Gold / Item a cada 60 segundos:

  Moeda: 2x6 + 2x12 = 12 + 24 = 36 Gold / min. [6 minions]
  Gume: 2x6 + 8x6 = 12 + 48 = 60 / min. [1 hit em 2 champs diferentes a cada 10 segundos]
  Escudo: (20 x 2) + (25 x 2) = 90 / min. [2 Melee Minions por minuto para 2 jogadores]

  Pronto com a teoria. Agora vamos entrar na realidade.


  Moeda:

    - Seu aliado não precisa matar o Minion. Ou seja, ele pode errar o Last hit que você recebe o gold da mesma forma.
    - Você não precisa fazer nada em especial.
    - Logo, na prática, o item continua valendo 36 Gold / min.


  Gume:

    - Você precisa acertar algo no seu inimigo, que ou vai te custar Mana ou HP, e a regeneração desse item é uma merda.
    - É pouco provável que você vá conseguir o timing perfeito pra acertar os dois inimigos a cada 10 segundos.
    - Se valermos os dois pontos anteriores e diminuirmos de 2 acertos para 1 acerto a cada 10 segundos, o item dará '12 (passiva) + 24 (por hit)' = 36 Gold / Min. Que coincidência~ :3


  Escudo:

  - O minion que você está farmando poderia ter sido farmando pelo seu ADC.
  - Apesar de todo o sistema de cooldown, não é tão difícil de controlar o timing para aproveitar o cooldown.
  - Retirando o gold normal (20 por minion) que o ADC irá receber e descontando 28% de margem de erro do cooldown, o item dará '10 (ADC) + 40 (Suporte) . 0,72' = 36 Gold / min.

  3 - Pondo para Funcionar - Exemplos

  == Até aqui pode se tirar que o Gold recebido é igual para qualquer item. Fear not, existe uma boa razão para serem três itens diferentes, e MUITO diferentes. ==

   A forma de fazer com que o item seja "eficiente", ou seja, usando a Moeda como parâmetro, que o item receba ao menos 36 Gold / min:

  - Com o Gume, você deve dar ao menos 1 hit a cada 10 segundos em um inimigo.
  - Com o Escudo, você deve matar ao menos um minion a cada 43,2 segundos.
  - Se não puder realizar o descrito acima, é mais eficiente comprar a Moeda. Se puder realizar melhor, profit.


  Ou seja, o que difere os itens é:

  =Qual a sua intenção no Early Game? Qual a sua intenção Late Game?=


  =Moeda - Talismã=

  - Você não pode dar Last Hit nem Harass no inimigo, por você ser Melee ou em desvantagem ou os dois.
  - Não tem skill de Move Speed.
  - Seu time tem pouco Engage ou tem um Nasus.

  Exemplo: Ser 'Taric' contra 'Cait + Zyra'. Você não consegue chegar em nenhuma das duas mais de 1 vez a cada 2-3 minutos, nem dar last hit sem perder metade do HP. Ou seja, você não pode eficientemente atingir os 36 Gold/min. No Late Game, como Tank, você quer dar engage (com seu solitário stun).
  Solução: Usar a regeneração de HP/Mana para dar presença na lane mesmo sem dar Engages. Usar a "Ativa" do Talismã que te permite dar engage Mid-Late.
  É claro que a melhor opção aqui é conseguir um Hard Engage com o Jungler e matar as duas. Lane pé no s*** do inferno. Mas imaginando que seu Jungler é um Heimerzódia a melhor opção é contra-atacar em um erro de Snare de Zyra, não ser pego e rezar pelo mid-late game ou burstar uma das duas com seu ADC ao pegar level 6.
  Esta será uma loooonga partida...


  =Gume - Asserção=

  - Você pode dar Harass no inimigo facilmente e adoraria ter um CC a mais por ter dano/move speed o suficiente.
  - Seu ADC consegue farmar em segurança.
  - Seu time tem pouco CC.

  Exemplo: Fiddle com Graves. Jogar o E mesmo nos minions pode acabar pegando os dois Champions inimigos. Com o dano e flash do Ulti você fica livre pra ter um CC a mais para [dar chase e matatutô] proteger o seu ADC.
  Graves tem resistência passiva e ninguém gosta de levar o combo dele então não leva muito Harass.


  =Escudo - Face=

  - Tem facilidade em dar Last Hits por ser Ranged ou Melee com alto sustain, tem um Carry com pouca range que leva muito harass.
  - Não precisa de regeneração de mana
  - Seu time tem pouco Tank.

  Exemplo: 'Volibear, Shen, Thresh, Blitz*' com 'Vayne, Vayne ou Vayne'.
  Shen é um ótimo exemplo. Ele tem o bonus damage da própria passiva pra dar Last Hit e escudo para tankar algum harass que vier. Thresh também, dano bonus e range pra não levar harass.
  Blitz é um pouco diferente. Mas é engraçado ver gente dar Harass em Blitz quando ele vai matar o minion pois as vezes esse minion é o que está bloqueado o grab. Aí amigo.. =x
  Vayne é um champion sem Sustain, com pouca Range e que se ir bem no Early snowbola até o Baron. Curar ela é uma opção muito bem vinda, como proteger ela com a ativa da Face da Montanha.

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  Lembre-se, tudo é uma questão de SINERGIA, COMPATIBILIDADE e VANTAGEM: Seu 'Champion', seu 'parceiro' e seus 'inimigos' devem estar no seu raciocínio na hora de comprar um dos 3 itens que pode decidir a vitória ou derrota da Bot Lane, que é 40% do time.

  Aqui termina o guia. Obrigado por ter lido ou batido o olho ou qualquer coisa do gênero. Apesar de ser algo que muita gente sabe, não deixa de ter 1 ou 2 coisas que podem valer o seu 5º jogo da melhor de 5.
  Nesse jogo, espero que eu não esteja no outro time. =x

  Vídeo do dia:


  =[ Quase chorei no fim do vídeo mano. Não mano, Roit, af, não.. para. =[=[=[=[

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  - Considerações irrelevantes:

  - Jogar de suporte é geralmente legal. Mas, né, as vezes, o ADC, né.
  Mesmo assim é legal :]

  - Guide dedicado à minha skin lindona Championship Thresh e ao Madjxtsjesuisx que me presenteou com ela. Btw, foi só por ela que eu comecei a jogar de Suporte ROFL.
  Pobre é foda.

  - Não pretendo fazer outros guias muito cedo, estou dedicando-me ao trabalho e ao violão.

  - Toda a informação relevante acima foi retirada direto do jogo. As imagens são do wiki ou do solomid.

  - Aceito doações somente acima de R$5,000.00.

  - Este guia demorou 4 horas para ser bolado-escrito-formatado e ainda, 1:30 da manhã do dia 4, está sendo atualizado.

  - Obrigado.

  - GG.

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Um comentário :