terça-feira, 13 de agosto de 2013

294 - Os nãos~

  Yo, Burajiru-jins~ :]

  Da continuetions.

  -----------------------------

  Infelizmente, mesmo vim para o Japão tem suas desvantagens. Apesar de não retirarem o brilho do Japão, elas exigem certos cuidados para não tornarem-se fatores exponencialmente degradantes do prazer durante a estadia. Os seguintes foram os que mais deram-me dor de cabeça:

  1 - Money~

  Yep, um dos fatores que te puxa a vim é também um dos fatores que te afasta.
  Conseguir dinheiro no Japão não é fácil. O fácil é conseguir bastante dinheiro a partir do momento que você começa a receber. Até este momento crucial, os um, dois, três meses desempregados somam uma quantia dolorida, devido ao alto preço do custo de vida no Japão.
  - Um apartamento relativamente próximo a qualquer universidade não sai abaixo dos R$ 1000,00 (1 cubiculo de cozinha-quarto-etc).
  - Alimentação deve ficar próximo aos R$ 25,00 reais por dia (se você não souber cozinhar como eu~), ou seja, R$ 750,00 por mês. Isto inclui uma bebida pequena, dois "bentôs" e um "pão recheado" (herp to sem foto). Teoricamente, é o mínimo das 1000 calorias necessárias para alguém que pesa mais de 50 quilos e fica mais de oito horas acordado.

Um bento.

  - Água, luz, telefone, roupas, qualquer coisa, isto acabará em, minimamente, 2000 reais o mês.

  Solução?
  - Não vim sozinho para ter com quem dividir apartamento (eu moro com minha mãe HUE)
  - Não vir de mãos vazias confiando em encontrar emprego rápido,
  - Aprender a cozinhar.

  Hm, se você vier da forma relatada acima, não espere sobreviver recebendo meros dois paus.

  2 - "Handicap"

  Não saber a língua, não ter conhecidos, não ter estudo sobre a região e seus costumes tornam o "estar" difícil. Mesmo comprar o maldito Bento pode ser difícil.se você simplesmente não souber onde olhar para ver o preço no meio das 20 mil luzes da tela do computador da lojinha. E, óbvio, para procurar um emprego isso é mil vezes pior.
  Se for para passeio, saber exatamente os hotéis e os lugares para onde vai ajuda a evitar 1-2 horas de viagem de trem para o lado contrário.


  3 - Não querer voltar para o Brasil.

  Estudando os dois pontos acima, pode-se chegar a uma conclusão: ambos são resolvidos com o tempo. Uma vez conseguido o emprego (e a estabilidade econômica) e acostumado com ao menos a região em que mora, como perguntas coisas básicas nas lojas e lidar com as trocentas máquinas, tudo o resto, principalmente o dinheiro dos impostos, dão a impressão que nós somos importantes de alguma forma.
  As ruas são boas, o transporte é bom, as segurança é boa, tudo necessário para o conforto de uma pessoa é bom. Por isso, pode-se trabalhar com gosto. E por trabalhar com gosto, as coisas que chegam a nós (serviço ou produto) também chegam melhor. As quais nos fazem querem devolver também melhor. Um efeito bola de neve. Por isso viver no Japão é confortável. Eu não tenho coragem de atender um cliente de forma meia boca depois de ser absolutamente bem atendido em uma lojinha de conveniência da esquina por um estudante de 16-17 anos.

  Este efeito bola de neve é contagiante, e te faz perder a vontade de voltar para o Brasil. É diferente de  pessoas que te atendem bem se parecer que você vai pagar bem. Eu fui comprar um terno, e entre ternos de 400 e 4000 reais eu peguei o mais barato só para ir para a formatura. Sem se preocupar, o atendente segurou cada cabide, fechou cada botão e não desviou os olhos de mim até eu terminar as compras, mesmo outros homens barbudos fedendo colônia tendo entrado na loja depois de mim.

  -----------------

  Em suma, existem coisas ruins sim em vim para o Japão, principalmente a curto prazo, e mais principalmente FINANCEIRAMENTE A CURTO PRAZO. Se vier para o Japão, venha preparado a torrar dilmas até a morte, ou a passar muito tempo por aqui.

  GG~ Se tiverem real intenção de vim, avisem-me~ :]

  =================

  Música do dia~:

Um comentário :

  1. Mto fodaaaa a musica kara.
    Excelente post velho, foda o 3. não querer voltar para o brasil kkkkk, verdade.

    ResponderExcluir